
Conheça as bolotas da mantiqueira
Bolotas da Mantiqueira são um tipo de xaxim artesanal feitos de matéria orgânica e musgo.
Esse xaxim consiste em um envoltório feito na raiz da planta, com muito cuidado, onde monto o substrato necessário para cada tipo de planta, depois são revestidos com musgo (natural ou seco) para proteção e amarrados garantindo a estrutura do envoltório. Os materias utilizados para amarrar e suspender as plantas são resistentes ao sol, chuva e ao próprio peso das bolotas.
Este trabalho tem como base os princípos da antiga técnica japonesa chamada KOKEDAMA que significa bola de musgo. Eram muito utilizados como envoltórios para os bonsais.
Geralmente as bolotas ficam suspensas, isoladas ou em conjuntos, criando assim um grande efeito lúdico. E ficam lindas também apoiadas em alguma superfície ou suporte.
As bolotas são feitas de forma artesanal em um viveiro onde moro na Serra da Mantiqueira. Cidade de Gonçalves, sul de Minas Gerais.

Como cuidar da sua bolota



Para Regar:
Com borrifador
Uma ótima opção para plantas que ficam dentro de casa, que são mais delicadas (ex. orquídeas) e não necessitam tanta quantidade de água (suculentas ou cactus).
Submergir a bolota na água
Indicado para as bolotas que precisam de muita água, garante que a água chegue até suas raízes (dura por mais tempo o efeito da rega) e molha o musgo por inteiro.
• Se a sua bolota for de fácil manuseio você pode colocá-la delicadamente sob a torneira, deixar que a água penetre, deixar secar um pouco e pendurá-la novamente.
• Se a sua bolota é de grande porte ou fica num lugar muito alto, o mais simples é você levar uma vasilha (ou balde) até ela por baixo, submergir a bolota na água por alguns segundos e pronto.
Com regador
Como se fosse um vaso, você coloca a água no topo da bolota (próximo ao caule da planta) e pode colocar uma vasilha por baixo para que não pingue no chão.
Cuidados Gerais:
Como qualquer outra planta você vai observando como ela se comporta, se necessita de mais água ou menos, se o tempo está muito úmido ou seco e se está ventando muito (tende a ressecar mais). Enfim, se comporta como uma planta de vaso, ela é plantada, feita para durar e costumo trabalhar somente com as plantas que sei que vão bem na técnica.
E assim como num vaso, você vai limpando a bolota caso venha a crescer algum matinho, é bom podar as folhas/flores secas, e pode também a cada 2 ou 3 meses diluir algum adubo na água da rega. Quanto ao musgo, se foi utilizado o musgo fresco, é natural que ele vá ficando mais marrom com o tempo, como um xaxim natural mesmo.
Caso você ainda tenha alguma dúvida de como cuidar de sua bolota, entre em contato comigo.






